O percurso de um imigrante, fotógrafo (2024)

O fotógrafo imigrante conta um pouco da trajetória do fotógrafo Cesare Boni, imigrante italiano responsável por praticamente todos os registros visuais de Cerquilho-SP da primeira metade do século XX. A obra é um híbrido entre quadrinhos e música, cujo diálogo acontece por meio da Realidade Aumentada. Em cada vinheta reside um trecho de uma música composta por mim onde busquei interpretar a HQ.

Este trabalho esteve exposto no Museu Nacional da República (DF) durante o Encontro Internacional de Arte e tecnologia #23Art e a Expo EmMeios#16 e, em sua edição europeia, na Politécnica do Porto (PT).

Para as interações em realidade aumentada, usei ferramenta Artivive (baixe gratuitamente na Apple App Store ou Google Play Store).

Para ouvir a música, intitulada com o mesmo nome que a HQ, sem passar pelos quadros da obra, basta escolher sua plataforma preferida como o Spotify ou Apple Music.

De maneira geral, a ideia é discutir tempo, harmonia e ritmo, mas também é uma forma de preservar a memória e histórias de um determinado tempo e lugar.

O Footing (2023)

O footing é uma pequena história que retrata um tipo de interação social entre jovens em cidades do interior do Brasil até meados da década de 1970.
Esse projeto é um convite ao leito para experimentar diferentes percepções sobre as relações de tempo e espaço, essas diferentes relações tempo/espaciais podem ser acessadas por meio da REALIDADE AUMENTADA, com o uso da ferramenta Artivive (baixe gratuitamente na Apple App Store ou Google Play Store). Ao ler a HQ por meio da R.A., o leitor se depara com animações, sons e vídeos com depoimentos de moradores da cidade de Cerquilho-SP, explicando um pouco melhor o que foi o Footing.
Cada quadro apresenta uma interação em R.A.
Este trabalho esteve exposto no Museu Nacional da república (Brasília-DF) durante o 22º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#22.ART), a exposição EmMeio#15 e o X Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (X SIIMI), em 2023.

Era uma vez um conflito (2022)


Fragmentos de memória na (re) construção da história através dos quadrinhos e do design (2022)


Quadrinhos e política



Bue Album – Weezer